Para entender o significado de interconexões, faz-se necessário antes, compreender o significador da palavra conexão na cultura digital. Segundo o dicionário on-line Priberam, o termo Inter é um prefixo de origem latina que significa entre, no meio, dentro, enquanto, conexão vem do latim connexione, que significa, ligação; nexo; união; dependência; analogia; coerência. Desta forma entende-se por interconexão uma união entre espaços, o que na lógica digital, refere-se a união entre espaços virtuais.
Em termos técnicos as interconexões ocorrem por meio de cabos, fios telefônicos, satélites, fibras ópticas, ondas de rádio, etc.
No Brasil, as conexões mais como para usuários de espaços virtuais como a Internet são: Linhas discadas (dial up - analógica), Banda larga (ADSL, cabo).
Em termos técnicos as interconexões ocorrem por meio de cabos, fios telefônicos, satélites, fibras ópticas, ondas de rádio, etc.
No Brasil, as conexões mais como para usuários de espaços virtuais como a Internet são: Linhas discadas (dial up - analógica), Banda larga (ADSL, cabo).
Conexão Discada
Conexão por linha discada ou dial up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do ISP. A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o routing para a Internet. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP/IP.
Este tipo de acesso perde adeptos devido à massificação de acessos de banda larga, como DSL e ligações por cabo.
Já a banda larga é o nome usado para definir qualquer conexão acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor. Atualmente existem inúmeras soluções no mercado.
DSL
O que significa DSL (Digital Subscriber Line), é uma tecnologia que fornece um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências. As velocidades típicas de download de uma linha DSL variam de 128 kilobits por segundo (kbps) até 24 mil kbits/s dependendo da tecnologia implementada e oferecida aos clientes. As velocidades de upload são menores do que as de download para o ADSL e são iguais para o caso do SDSL.
Internet via cabo
A Internet via cabo permite que os assinantes acessem o conteúdo e serviços disponíveis diretamente na rede de alta velocidade, sem precisar passar pela conexão via telefone. Por isso, é necessário que o usuário seja assinante da TV a cabo, para poder acessar a rede em alta velocidade. A transmissão de dados é feita através de cabos de fibra ótica, que são, basicamente, fios de vidro ou de plástico que guiam sinais luminosos, circulares em sua secção transversal.
Internet a rádio
A Internet a rádio é um serviço de Internet banda larga que se diferencia pelo usa de antenas, com aparência semelhante às de TV, que capta o sinal da antena matriz (provedor). Ela não utiliza um IP fixo, e seu sinal em dias de chuva tende a cair, entre tanto seu custo é mais baixo, por não usa cabos na transmissão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_discada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_larga
http://pt.wikipedia.org/wiki/XDSL
http://www.acessa.com/informatica/arquivo/tecnologias/2001/05/30-Cabo/#1
2 comentários:
Oi Tiago, esse tema de interconexão tem é assunto, hein? Vi que você concluiu sua pesquisa com êxito. E aí, quando vamos produzir esse seminário? Apareça!!
Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx
Postar um comentário